sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Curso de vinho Funorte terá segunda turma em outubro



Nos dias 17 e 18 de setembro, será realizado no campus JK, das 18h30 às 22h, o curso: “Introdução ao mundo do vinho”, ministrado pelo formador Eugênio Ferreira, Gastrólogo e Sommelier pela ABS (Associação Brasileira de Sommelier) e Nível II WSET (Wine & Spirit Education Trust). Esta será a 2/ turma do curso, que tem como público alvo, apreciadores de vinhos e profissionais de diversas áreas.
O curso tem como objetivo promover o conhecimento sobre os principais tipos de espumantes e vinhos, produtores e regiões, técnicas de degustação, além de desmistificar os mitos do mundo dos vinhos e princípios de harmonização.
O aluno só será apresentado a diversos tipos de uvas, estilos de vinhos, (Branco, Tinto, Rose, Espumantes/Frisantes, Fortificados). Conhecerão os princípios básicos de Enologia e Enogastronomia. Conhecerão as técnicas de degustação, utilização da vasta gama de acessórios para aumentar ainda mais o prazer de degustar um vinho. Além disso, serão discutidos princípios para compra e estocagem de vinhos.
A atividade que terá certificação de dez horas terá a degustação de dez vinhos selecionados. O valor do investimento é de 180 reais. As inscrições podem ser realizadas no Núcleo de Extensão Funorte ou Fasi. Mais informações através dos telefones: 2101-9274 ou 2101-6604.



I Curso de Vinhos de Montes Claros é ministrado no Campus JK




Desmistificar o mundo dos vinhos foi o principal objetivo do curso de Introdução ao Mundo dos Vinhos ministrado pelo Sommelier, Eugênio Ferreira, no campus JK, neste sábado, 10.
Eugênio Ferreira é professor do curso de Gastronomia da Funorte e trabalha com o ramo de vinhos há 12 anos. Sua carreira começou como consultor em uma rede de supermercados. “O ritual de beber o vinho despertou minha atenção e, antes de me especializar nessa área, eu já gostava de vinhos. Logo em seguida fiz um curso básico, fui convidado a ser consultor no grupo Extra e, desde então, atuo nessa área”, explica o Sommelier. Ele conta que o mercado de especialistas neste tipo de bebida é favorável. “É um mercado crescente que exige qualificação e especialização. Em Montes Claros, este é o primeiro curso sobre este tema”, ressalta.
O curso durou nove horas e foi aberto ao público. “A intenção é deixar os alunos mais próximos e saber mais da bebida. Além disso, ter mais segurança em indicar no restaurante”, esclarece Eugênio. Dentro da dinâmica do curso estava degustação de dez vinhos, a história e surgimento desta bebida, o que é considerado vinho (somente o que é feito com a fermentação de uvas), dentre outros assuntos.
Garçom há aproximadamente 15 anos, Fábio Ramos busca no curso o conhecimento sobre o assunto. “No restaurante que trabalho existe a necessidade de sabermos indicar um vinho aos clientes e me inscrevi no curso a fim de me especializar e saber mais sobre esta temática para ter mais segurança ao indicar para o cliente”, conta Fábio.


http://funorte.edu.br/i-curso-de-vinhos-de-montes-claros-e-ministrado-no-campus-jk/